quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Faça o que ele diz e não faça o que eu faço

Pois é. E você acreditou naquele post do dia 23 de junho. Eu sou o marido bêbado daquela analogia. Aquele que sempre diz que nunca mais vai beber, mesmo que o único a escutar isso seja o dono do bar.

Após pouco mais de um mês, o vulcão adormecido cospe lavas de crocodilo e se mostra ativo. As bolachas não murcharam, mas o Bolacheiro aqui parece que deu uma enferrujada. E para tentar retomar o respeito dos meus milhares, eu disse milhares, de leitores, irei postar agora algo que achei muito legal e que me animou bastante (o que não significa que irá me provocar algum tipo de reação imediata). O Edney Souza, do
Interney, que dispensa apresentações, falou um pouco à Revista Pix n° 10 (sim, estou atrasado no off-line também. Este último mês foi complicado, viu, você não imagina) sobre algumas coisas que se deve fazer caso você tenha a intenção de levar a sério o seu blog. Peço licença à Pix para reproduzir aqui as dicas. Vale muito dar uma lida:

SEJA SÉRIO – É preciso produzir conteúdo de forma séria, como se você fosse um colunista, jornalista ou humorista de fato.

ESCREVA BASTANTE – Escrever com freqüência diminui o número de comentários, mas aumenta o número de leitores. Porém, não exagere.

TÍTULO DE POST – O título deve despertar no visitante um desejo urgente de ler o resto da notícia.

BLOGS RELACIONADOS – Visite blogs similares ao seu e participe das conversações. Quando alguém lê um comentário interessante, geralmente clica no link pra saber mais sobre quem escreveu.

PARTICIPE DE FÓRUNS – Seja ativo em fóruns de discussão que tratam do mesmo assunto do seu blog. Procure tópicos em que as pessoas estejam fazendo perguntas sobre assuntos sobre os quais você tem conhecimento e compartilhe sua experiência.

ENTREVISTAS – Entreviste blogueiros que escrevam sobre os mesmos assuntos que você. Isso aumenta a visitação ao seu site e ao do entrevistado.

CONHEÇA BLOGUEIROS VIZINHOS – Entre em contato com blogueiros da mesma cidade ou de cidades vizinhas à sua.

FAÇA PERGUNTAS A OUTROS BLOGUEIROS – Fazer perguntas a outros blogueiros um pouco mais bem-sucedidos que você pode te ajudar a estabelecer um relacionamento com eles.

DISTRIBUA ALGO DE GRAÇA – Use seu blog para distribuir algo de graça. Alguns blogueiros distribuem, por exemplo, templates de graça, deixam seus links nos templates e recebem visitantes do mundo todo.

USE TRACKBACKS – Quando encontrar posts interessantes, amplie o assunto no seu blog e mande um trackback para o autor.

EDUQUE SEUS LEITORES SOBRE RSS – RSS é uma ótima forma de tornar leitores fiéis.

BLOGAGENS COLETIVAS – Organize uma postagem coletiva sobre o mesmo assunto. Você pode ser o organizador dessa postagem ou apenas participar de alguma.

MEMES – Participe de correntes do tipo “5 coisas que você odeia”. Criaram o site
http://thursdaythirteen.com, que toda terça-feira lança um tema pro visitante fazer uma lista de 13 itens. Geralmente, são perguntas que ajudam a conhecer a personalidade de quem escreve. As respostas acabam criando laços entre blogueiros com gostos, costumes e idéias similares.

BLOGUEIROS CONVIDADOS – Convide outros blogueiros a escrever um post no seu blog e deixe que façam referência a algo que escreveram no blog deles. Além de proporcionar conteúdo mais variado ao seu visitante, os convidados linkarão seu site de tempos em tempos em sinal de gratidão.

CONSIGA LINKS EM OUTROS BLOGS – Faça contato com blogueiros que escrevem sobre o mesmo assunto e troque links, mas não tente forçar uma afinidade.

DISPARE SEUS POSTS – Veja outros blogueiros como relações-públicas vêem jornalistas. Envie-lhes posts que possam enriquecê-los quanto a assuntos sobre os quais eles estão escrevendo. Mas seja seletivo. Não saia fazendo spam do seu post pra todo mundo.


É isso. Re-leia o título do post antes de fazer qualquer comentário provocativo em relação a minha pessoa.

7 comentários:

Anônimo disse...

Alessandro, essa matéria da Pix é um resumo desse post: http://www.interney.net/?p=9757439

Cãmi disse...

Nossa, meu blog nunca vai bombar...
Pior q demorei tanto pra escrever o texto de comparação entre blogs e namoro que agora não tem mais moral no assunto!

BD disse...

Showw !!

Muito bom essas dicas Ale !!
Inclusive ja vou colocar algumas em pratica no meu blog !!

hehehe


Abraço.

Bruno Delfino.
http://by-theway.blogspot.com

marcos.cangiano@gmail.com disse...

puta, acho um porre quando as coisas começam a ter "regras" demais, fãns demais. Acho uma grande besteira todas essas dicas... a coisa acaba ficando mecanizada... um blog não deve ser uma rotina (quando ele não é trabalho).. desaprovo tudo isso que você escreveu ai. Ai começam a surgir essas porras de "grupos de discussão" que não levam a lugar nenhum, por pessoas supostamentes experientes em "blogar" - eita palavra idiota.

De prazer vira trabalho, e com regras. Tô fora. Escrevo quando quiser e bem entender. E quem quiser que leia.

Alessandro Palermo disse...

Marquito, eu concordo com você. Quando criei o Bolacheiro, também não tive a intenção de me profissionalizar, nem nada. Tanto é que fico muito tempo sem postar, você sabe. Mas percebi que tem muita gente que lê o meu blog e que está interesada em crescer nesse meio (se é que podemos chamar assim). Enfim,foi uma dica pra quem estiver interessado. O título do blog diz tudo.

Abraços!

Luciano Junior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

An outstanding ѕhare! I have just forwarded this ontо а
colleague who has been dοіng a little reѕeаrch on this.
And hе in fact orԁerеd me breakfaѕt because
I ѕtumbleԁ upon it foг him... lol.

So let me гeωord this.... Τhаnks
for the mеal!! But yeah, thanх for spenԁing tіmе to talk about this
topiс hеrе οn уour web ρage.


Αlѕo visit my ωeb page payday loans